Welcome

As Novelas Porto-Alegrenses de 2022

Chega ao mercado editorial a série NOVELAS PORTO-ALEGRENSES. Idealizada pelo escritor, editor e professor Lucas de Melo Bonez, responsável pela Boaventura Editora, a coleção agrega narrativas que elaboram a relação entre a cidade e os enredos, seus personagens e suas ações.  No dia 27 de novembro de 2022, foi realizada a sessão de autógrafos coletiva no saguão do Centro Municipal de Cultura.

Neste dia, foram lançados oitos títulos dos escritores Adriana Maschmann, Antônio Trindade, Cláudia Sepé, Gabrielle Calegari, Liz Quintana, Lucas de Melo Bonez, Mário Augusto Pool e Miguel da Costa Franco. Novelas que buscam a reflexão, o deleite e a literariedade presente na capital gaúcha.

Inspirado na série Novelas, da Editora Mercado Aberto, publicada nos anos 80, o editor comenta que o aniversário dos 250 anos da cidade aliado à vontade de criar uma série que repensasse a cidade, a partir da ótica de escritores emergentes e que tivessem o desejo de ilustrar Porto Alegre como foco, como origem ou como influência das ações que ocorram nos seus textos, voltados aos públicos juvenis e adultos.

Os livros seguem em venda. Maiores informações podem ser obtidas no Instagram @boaventuraeditora, ou abaixo. Ao final de cada sinopse se encontra o link para contatar sobre a aquisição de cada livro.

OS LIVROS:

O editor Lucas de Melo Bonez. Autorretrato/ Divulgação

“Balada despida de encanto”, de Lucas de Melo Bonez
Aos quase quarenta anos de idade, o narrador percebe que seu passado ainda precisa ser revisitado. O desaparecimento de um ex-colega de colégio faz despertar uma série de ações que desencadeiam um registro do passado de nossos tempos: de fato, a que grupo pertencemos durante nossa vida?

Para adquirir, contate aqui!

Miguel da Costa Franco. Foto: Laura Melo da Costa Franco/ Divulgação

“Os heróis do Parque Borowski”, de Miguel da Costa Franco
A pacata Santa Luzia do Iraçuã está à mercê de um serial killer, responsável pelo sumiço de várias crianças, uma das quais encontrada morta no Parque Borowski. Quando o maníaco se aproxima de seu círculo, Cau se vê desafiado a vencer suas inseguranças. Com o auxílio do amigo Viriato, partirá para a maior aventura de sua vida, que o ajudará a enfrentar a desafiadora mudança para Porto Alegre.

Para comprar o livro de Miguel, clique aqui!

Liz Quintana. Foto: autorretrato/ Divulgação

“Chamas”, de Liz Quintana
Entre histórias de família e da sua cidade, as chamas de incêndios permeiam a vida de João. O adolescente, segundo filho da família Dias, desvenda as relações entre tantos incêndios e seu futuro. E como qualquer guri na idade dele, as descobertas despertam emoções e experiências novas. Acompanhe João na busca de sua história e identidade.

Fale com a autora para adquirir o livro “Chamas”, clicando aqui.

Adriana Maschmann. Foto: André Poza/ Divulgação

“Lápis preto na linha d’água”, de Adriana Maschmann
Rebeca é aluna no colégio onde Beatriz vai trabalhar. Do tipo ame-a ou deixe-a, a menina vai entrar na vida de Bia de formas que nem uma das duas imaginam. O problema começa quando incríveis desenhos feitos sobre as classes da sala chamam a atenção de Rebeca que, intrigada com as imagens lindas e, ao mesmo tempo, melancólicas, precisa descobrir quem anda fazendo arte por ali. Mas como, se os desenhos são feitos no turno inverso?

Para acessar o livro de Adriana Maschmann, clique aqui!

Gabrielle Calegari. Foto: Marcos Vinicius Hoff Calegari/ Divulgação

“Entre nuvens e sonhos”, de Gabrielle Calegari
Duda sempre quis seguir os passos da mãe e estudar Medicina em Porto Alegre. Vitor sempre foi apaixonado pelo futebol e batalha intensamente para encontrar seu caminho. João está trabalhando mais horas do que deveria, contando dinheiro, tentando ser feliz. Numa segunda-feira de fevereiro, os três jovens têm suas histórias cruzadas, modificadas, influenciadas e até determinadas pela própria cidade, enquanto lutam para realizar seus planos – ou apenas para sobreviver ao calor típico do verão porto-alegrense.

Quer o livro de Gabrielle? Clique aqui!

Mário Augusto Pool. Foto: Tiago Konrath/ Divulgação

“Bomani e as torres malditas”, de Mario Augusto Pool
Bomani, um estudante negro, recém-chegado no centro de Porto Alegre, em um de seus passeios de skate se vê diante da escadaria da Igreja das Dores. Em um dos bancos do altar, avista outro homem negro, contemplando a imagem de Nossa Senhora das Dores: Josino. Ele conta a Bomani sobre o desaparecimento da “Tiara da Santa”, uma lenda obscura do século XVIII que fará o protagonista investigá-la – com um profundo desejo de reparação à grave injustiça do passado.

Converse com Mario Pool e adquira o seu! Clique aqui!

Cláudia Sepé. Foto: Lu Valente/ Divulgação

“A curiosa loja dos objetos incompletos”, de Cláudia Sepé
Íris está prestes a fazer vestibular e não sabe que carreira irá escolher. Para piorar a situação, sua mãe, com quem vive às turras, decide mandá-la trabalhar com uma tia excêntrica, cuja loja fica na Rua da Ladeira, no Centro de Porto Alegre. Um segredo guardado no local levará a jovem a uma viagem de descoberta acerca de si mesma e das pessoas com quem convive.

Para acessar o livro de Cláudia, basta clicar aqui!

Antônio Trindade. Foto: Autorretrato/ Divulgação

“Depois da chuva”, de Antônio da Luz Trindade
Quanto uma pessoa pode suportar de seus passados presentes? Até que ponto um trauma movido por uma sucessão de perdas e de desistências podem reger uma não-vida? Romero precisa retomar as origens de uma tentativa de suicídio de anos atrás e, após sair de uma sessão de terapia, ele, a cidade e uma forte chuva terão algo mais em comum do que possamos imaginar.

O livro de Antonio da Luz Trindade pode ser adquirido aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *