[COMPRE AQUI! CLIQUE NA POSTAGEM!]
Porto Alegre vive momentos de tensão e de solidariedade. O que mais há, neste momento, são narrativas que envolvem as pessoas nas águas e suas histórias, as justificativas de ataque e de defesa de quem atua no poder público, o que a ciência diz sobre tudo – mas, sobretudo, o que quem vive cada momento pode dizer sobre a maior enchente da vida da nossa capital.
Mário Quintana, em 1941, disse que a poesia era o que menos importava naquele momento; Cristiano Fretta, em postagem no Instagram, perguntou-se onde andava a literatura nessas horas. Ambos, porém, usaram a função poética para registrar essa situação da arte com o problema.
Uma coletânea literária organizada em apenas 12 dias reúne narrativas inéditas de 25 escritores sobre a maior catástrofe climática da história gaúcha. O resultado está no e-book A grande enchente, lançado pela Boaventura Editora. Todo valor obtido com a venda da obra será revertido para um projeto social, escolhido por votação durante uma live deste sábado (25/5), às 18h.
A ideia é fazer um registro artístico-histórico deste grave momento do RS. As narrativas trazem situações vividas por muitos gaúchos nos últimos dias: o medo, o pânico, a desesperança, o temor quando a chuva chega, o dia a dia nos abrigos. Há crônicas que retratam o domingo das mães atípico, a corrente de solidariedade que se formou para ajudar as pessoas e os animais impactados pelas inundações. Também há espaço para a crítica à má gestão da crise pelos governantes e o cenário político. Em comum, a perplexidade diante da força das águas e suas consequências.
O e-book A grande enchente pode ser adquirido diretamente com a Boaventura Editora, ao valor de R$ 10,00. O pagamento pode ser feito pelo pix boaventuraeditora@yahoo.com. Após enviar o comprovante para este e-mail, a editora enviará o arquivo do livro. Você também pode clicar aqui e pegar o pix copia e cola diretamente para seu banco.