No último dia 7 de dezembro, o Quintana’s Bar, da Casa de Cultura Mário Quintana, recebeu o lançamento de mais quatro obras da série Novelas Porto-Alegrenses. Alexandre F Beluco, Lucas de Melo Bonez, Lúcia RL Rosa e Maristela Scheuer Deves foram os autores que deram sequência às produções.
Para o modesto público presente no evento, houve sessão de autógrafos e a possibilidade de conversar com os autores sobre as obras realizadas. Os quatro novos livros são novelas que demarcam espaços muito específicos da cidade: um monumento do Parque Marinha do Brasil, o antigo bar Lola (ou Lolla?) da Casa de Cultura Mário Quintana, o Mercado Público e suas inúmeras intercorrências, além de uma Avenida Farrapos tomada pelas águas da enchente de maio de 2024. A capital gaúcha está novamente contemplada e se relaciona com ações e reflexões de personagens.
Segue abaixo a lista dos futuros livros, os quais serão aprofundados aqui ao longo do mês de novembro:
Hotel Majestic, de Alexandre F. Beluco;
Tudo entre nós é água e amor, de Lucas de Melo Bonez;
Mãos entrelaçadas, de Lúcia Regina da Rosa;
Morte no Mercado Público, de Maristela S. Deves.
Lançada em 2022, a série chegou a doze livros publicados. Dentre eles, três foram indicados a premiações em 2023 e 2024, com os autores Miguel da Costa Franco, Adriana Maschmann e Cláudia Sepé contemplados. Adriana venceu o Prêmio AGES 2023, por Lápis preto na linha d’água, e Cláudia venceu o Açorianos de Literatura, por A curiosa loja dos objetos incompletos.
Em 2025, mais obras farão parte da coleção. Acompanhe!