A Boaventura Editora, na ânsia por produções que evoquem as qualidades literárias dos autores de sua região, montará a coletânea 10×10: dez poetas em dez poemas, a partir de uma temática ampla divulgada para essa construção.
Serão três livros, um lançado em cada ano. A ideia é provocar os poetas e as poetizas a realizarem dez textos que dialoguem com os seguintes temas: poemas de chão e de nuvem; arqueologias corpóreas; as mutações mundanas de dentro e de fora.
Como poemas de chão e de nuvem, entende-se toda e qualquer manifestação que se relacione com o concreto e com o abstrato, com o plano e o utópico, além das distâncias poéticas entre um e outro. Pensar a realidade, procurar o futuro ou os ideais, encontrar em si ambos – ou maiores distâncias ainda. Cabe ao poeta estabelecer os elos possíveis entre as partes.
Para os poemas de arqueologias corpóreas, busca identificar o que está no âmago do corpo, seja este físico ou utópico, erótico ou etéreo. A partir dessas confluências, o poeta poderá escavar, por meio de seus versos, a essência humana que parte do conceito de corpo.
Já as mutações mundanas de dentro ou de fora deverão trazer poemas que explorem as modificações provocadas pelo mundo, pelo tempo, pelos corpos, pelas ações humanas. Independente se vêm de dentro das pessoas ou do que externamente lhe provoca, as poesias trarão a transformação do mundo e dos seres frente ao que os impele a realizar.
Os autores serão convidados a participar ao longo dos próximos dias. Em janeiro, divulgar-se-ão seus participantes.